sexta-feira, 27 de junho de 2014
Circo de Todo Mundo: Aborto em Caso de Estupro - O que você pensa?
Circo de Todo Mundo: Aborto em Caso de Estupro - O que você pensa?: Nos casos de estupro muitas mulheres entram num dilema O Aborto é um assunto muito polêmico por se tratar de vidas que nem se quer tive...
Tráfico de Pessoas
Pessoas tratadas como produtos |
O “Tráfico de Pessoas” é
um tipo de comércio ilegal em que crianças e adolescentes são enganadas,
sequestradas ou até mesmo escravizadas. Muitas das vezes são exploradas
sexualmente.
Quando a pessoa é pobre e não
tem trabalho no seu município, ela quer ter uma vida melhor e uma condição
financeira mais confortável.
Nem todos os que nutrem este
desejo são necessariamente pobres. Muitos indivíduos querem buscar maiores
ganhos no exterior. Os/as adolescentes querem ser modelos, jogadores de futebol
ou conseguir trilhar um caminho para seus sonhos.
No período da Copa do Mundo
estes riscos aumentam e todo cuidado é necessário para não sermos enganados.
(Por Marcelo Augusto, jovem mobilizador do Projeto “Por uma
Copa de Todo Mundo)
Circo de Todo Mundo: O crack nas ruas
Circo de Todo Mundo: O crack nas ruas: Os jovens são as principais vítimas do crack no Brasil O “Crack” é um subproduto barato e sujo da cocaína, que já é uma droga destruido...
Gravidez na Adolescência
Fonte: www.brasilescola.com/biologia-adolescencia.htm
|
A “Gravidez
na Adolescência” é um problema que tem aumentado nos dias de hoje. Um do
motivos é que os jovens estão em um período de descobertas com o próprio corpo.
Outro fator que às vezes envolve essa questão é a falta de orientação dos
responsáveis. Além disso, os jovens também se deixam levar pela mídia que exibe
muito a sensualidade, pornografia e etc .
A
gravidez na adolescência também pode ser causada pelo abuso sexual que pode
acontecer de forma intra-familiar ou extra-familiar. (Intrafamiliar: Quando
crianças e adolescentes são vitimas por adultos com laços familiares.
Extra-familiar: Quando crianças e adolescentes são vitimas por adultos sem
laços familiares). Assim quando uma criança ou adolescente aparece grávida
isso pode ser um sinal de que foi abusada por alguém, principalmente quando é
uma menina que não namora ou que é criada muito presa dentro de casa. Fique
sempre atento. Em caso de abuso disque 100.
(Por Ariel Lima, jovem mobilizador do Projeto "Por uma Copa de Todo Mundo)
Circo de Todo Mundo: Brasil, um país homofóbico
Circo de Todo Mundo: Brasil, um país homofóbico: O Circo de Todo Mundo é contra qualquer discriminação A homofobia, pra quem não sabe, acontece quando alguém age com preconceito contra...
segunda-feira, 23 de junho de 2014
domingo, 22 de junho de 2014
Circo de Todo Mundo: Curta francês questiona o machismo pela inversão d...
Circo de Todo Mundo: Curta francês questiona o machismo pela inversão d...: Cartaz do filme Majorité opprimée - divulgação E se as coisas fossem diferentes? E se predominasse a supremacia feminina? Como os home...
quinta-feira, 19 de junho de 2014
Infelizmente está acontecendo.
Abaixo uma matéria do Portal Yahoo sobre um bar no Rio de Janeiro, fechado pela polícia por promover a exploração sexual infantil.
https://br.noticias.yahoo.com/policia-do-rio-fecha-bar-e-hotel-por-explora%C3%A7%C3%A3o-sexual-de-crian%C3%A7as-193016674.html
https://br.noticias.yahoo.com/policia-do-rio-fecha-bar-e-hotel-por-explora%C3%A7%C3%A3o-sexual-de-crian%C3%A7as-193016674.html
TRABALHO INFANTIL DEVE SER COMBATIDO NA COPA
|
#disque100
Por Stephany Cristina (jovem mobilizadora do projeto "Por uma Copa de Todo Mundo)
A arte mudando os caminhos
Arte e educação é sempre uma combinação perfeita |
A arte não tem apenas o papel de entreter, divertir, distrair, etc. Mais do que isso, ela tem a capacidade de mudar vidas e caminhos. Com essa capacidade de atrair a população, ela assume essa função importante de ajudar a enfrentar tal problema.
Como as vitimas são crianças e adolescentes, a arte também trabalha de uma maneira lúdica no sentido que a exploração precisa ser combatida e denunciada, que essa realidade pode ser mudada.
O mundo da arte também está atuando para mudar esse caminho, a arte se importa, se liga, e ela liga 100, e você?
Se você sabe ou desconfia de algum caso de exploração sexual de crianças e adolescentes, denuncie, disque 100
#disque100 #arteeeducação
(Por Jeiza Fernandes, jovem mobilizadora do projeto "Por uma Copa de Todo Mundo")
O legado da Copa
Protesto contra todas a mazelas que virão com a Copa |
Para sediar a copa do mundo é preciso investimentos em mobilidade urbana, aeroportos, estádios seguros e pessoas preparadas para atender a multidão de turistas que vêm assistir os jogos, e gastar dinheiro. Porém, o que se observa é que o país não se preparou o suficiente para receber todo esse contingente de pessoas. As melhorias que a Copa deveria trazer para a população só se restringiu à construção de estádios, já as obras que atendem as necessidades da sociedade não foram realizadas com eficácia.. A Copa do Mundo é sem dúvidas um evento grandioso, se bem planejado promove melhorias duradouras na vida das pessoas. Quem sabe da próxima vez os governantes consigam realmente promover o bem estar social? O que a Copa deixa para a gente? Concordo o Brasil precisa de mais saúde, educação e transporte coletivo e que isso foi o mais comentado nas manifestações acontecidas em diversas capitais brasileiras em 2013. Mas será que a voz das manifestações do povo será ouvida? Vamos ver... se é que vai ser ouvida mesmo? Quando a Copa passar, será que teremos melhor mobilidade urbana, mais educação, mais saúde, mais escolas, hospitais, mais turismo sustentável e desenvolvimento de política de esporte para todos os cidadãos? Ou o legado será apenas gastos mirabolantes, superfaturamento de obras, desapropriações, trabalho infantil e tráfico de pessoas, exploração sexual, abuso sexual? O que você pensa sobre o legado da Copa e sobre isso? O que você tenta fazer para mudar essa realidade?
Por Marcelo Augusto (jovem mobilizador do projeto "Por uma Copa de Todo Mundo)
Copa – Não desvie o olhar
Imagem em 3D do Estádio Itaquerão, a Arena Corinthians |
por Luciana Duarte (jovem mobilizadora do programa “Por uma Copa de Todo Mundo)
Ato contra exploração sexual infantil na Arena Corinthians |
A arte tem a capacidade de nos encantar, causar espanto, estranheza dentre vários outros sentimentos. Por esse motivo ela é utilizada diversas vezes como forma de crítica a diversos temas. E por que não usa-la no combate a violência sexual contra crianças e adolescentes?
A fotografia e a pintura podem ser aliadas fundamentais não só para alertar as pessoas, mas também como forma de desabafo. Diversos artistas plásticos utilizam suas obras para expressar indignação a respeito desse tema, o que torna o trabalho forte a quem vê. Muitos outros utilizam da sua própria arte como reflexo de situações que já aconteceram em suas próprias vida, fazendo com que a obra se torne um desabafo do artista como vítima.
Além de obras que podem ser inseridas em exposições, a arte visual consegue trabalhar com intervenções que chamam bastante atenção da população. Em véspera da copa foram feitas várias ações a respeito do tema, principalmente nas cidades sedes. Mosaicos humanos e composições de objetos são ferramentas utilizadas no alerta a esses problemas.
Não é por acaso que a arte visual está ligada de maneira efetiva no combate a esse tipo de violência. As artes visuais conseguem se colocar de maneira forte e expressiva, trazendo um certo incômodo as pessoas. Isso é necessário, pois é através desse incômodo que as pessoas procuram mudar e é através dele que conseguimos mais pessoas para combater a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes?
Por Igor Viana (participante do projeto "Por uma Copa de Todo Mundo")
Intervenção artística de jovens do projeto "Por uma Copa de Todo Mundo" |
A abertura do encontro ficou por conta dos jovens que integram o projeto “Por uma Copa de Todo Mundo”. Eles apresentaram uma performance circense-teatral que conta a história de Camila, personagem que tem sua infância vilipendiada durante o Mundial no Brasil. Logo depois, os mesmos artistas fizeram um bate-papo com a plateia, relacionando o assunto à peça. “Para nós foi um grande desafio passarmos esse tema, de modo que não ficasse muito pesado. Trazemos um pouco da bagagem de cada um. Somos um grupo de pessoas novas, mas com idades diferentes, o que muito acrescentou”, disse o jovem artista Igor Viana, de 18 anos.
Em seguida, deu-se início a uma série de palestras sobre o enfrentamento à violação de direitos das crianças e adolescentes. A coordenadora do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil, Elvira Cosendey, discorreu sobre esta temática e avaliou positivamente o seminário: “O mais importante foi a consciência criada em cada um desses adolescentes, que serão multiplicadores desta ação. Este assunto será destaque nas redes e os mesmos poderão apresentar em outros espaços para jovens que ainda não têm esse esclarecimento”.
quinta-feira, 5 de junho de 2014
Na manhã desta terça-feira, dia 3, o Circo de Todo Mundo participou do seminário “Por uma Copa de Todo Mundo”, patrocinado pela ChildHood. O evento realizado no auditório da Secretaria Municipal de Políticas Sociais de Belo Horizonte reuniu representantes da sociedade civil, do Poder Público, conselheiros tutelares, professores e estudantes de escolas da rede estadual e municipal. A iniciativa teve como objetivo discutir a questão do abuso e exploração sexual infantil e o iminente risco do aumento deste triste quadro durante a Copa do Mundo.
A abertura do encontro ficou por conta dos jovens que integram o projeto “Por uma Copa de Todo Mundo”. Eles apresentaram uma performance circense-teatral que conta a história de Camila, personagem que tem sua infância vilipendiada durante o Mundial no Brasil. Logo depois, os mesmos artistas fizeram um bate-papo com a plateia, relacionando o assunto à peça. “Para nós foi um grande desafio passarmos esse tema, de modo que não ficasse muito pesado. Trazemos um pouco da bagagem de cada um. Somos um grupo de pessoas novas, mas com idades diferentes, o que muito acrescentou”, disse o jovem artista Igor Viana, de 18 anos.
Em seguida, deu-se início a uma série de palestras sobre o enfrentamento à violação de direitos das crianças e adolescentes. A coordenadora do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil, Elvira Cosendey, discorreu sobre esta temática e avaliou positivamente o seminário: “O mais importante foi a consciência criada em cada um desses adolescentes, que serão multiplicadores desta ação. Este assunto será destaque nas redes e os mesmos poderão apresentar em outros espaços para jovens que ainda não têm esse esclarecimento”.
Assinar:
Postagens (Atom)