terça-feira, 15 de julho de 2014

Indígenas Brasileiros em Destaque no Mundo – Destaquemos também seus Direitos!

Jogador Lukas Podolski interage com com garoto pataxó 
Um dos destaques na Copa do Mundo foi a recepção de nosso povo, inclusive dos indígenas. A Alemanha, que teve muito contato com os índios brasileiros, ao se tornar campeã da Copa das Copas, também ajudou a destacar os povos nativos brasileiros frente aos olhares do mundo. Um dos pontos que chamou a atenção foi o fato da Seleção Alemã ter doado cerca de R$30.000,00 para a compra de uma ambulância para uma tribo local. O gesto deles é mesmo nobre. Mas a obrigação de garantir direitos é do Poder Público Municipal, Estadual e Nacional.

A maioria dos índios de hoje vive na Amazônia, cerca de 306 mil pessoas, sendo que a maioria mora na zona rural, de acordo com o IBGE. Curiosamente, ainda hoje no Brasil existem índios que vivem isolados em áreas onde outros povos são impedidos de aproximar-se. Ainda hoje vivem da caça, pesca, coleta de vegetais e agricultura de subsistência.

Os direitos da criança pertencentes aos indígenas são os mesmos de qualquer outra. Mas infelizmente eles são frequentemente violados. Muitas passam por situações de humilhação e discriminação por seu modo de vida. Não têm assistência médica e não têm acesso a uma educação de qualidade que respeite a sua cultura. Crianças indígenas devem ser tratadas com igualdade de direitos, assim como todas, merecem saúde, educação de qualidade, roupas etc. Além disso, elas têm o direito de crescer aprendendo sobre a sua língua materna, sua cultura e sua religião #emcampopelosdireitosdascriancasindígenas


Por Amanda Gabriela, jovem mobilizadora do projeto “Por uma Copa de Todo Mundo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário