quarta-feira, 9 de julho de 2014

Tráfico de Pessoas - a melhor saída é a prevenção

Pessoas são tratadas como produtos pelos aliciadores
  O tráfico humano ou tráfico de pessoas é umas das atividades ilegais que mais se expandiu nesse século. É o ato de comercializar, escravizar, privar vidas, uma violação aos Direitos Humanos.
  Esse crime organizado acontece através de aliciadores, que por muitas vezes pode ser um familiar. Na maioria dos casos são pessoas com nível de escolaridade superior. Eles ludibriam as vitimas oferecendo condições de vida melhor, dinheiro, emprego, fama, etc.
  A maioria das vitimas atingidas por esse crime, são as mulheres. Muitas vezes o aliciador vai oferecer um cargo de modelo no exterior ou de jogador de futebol. A vítima iludida com a proposta chega a ir e ao desembarcar encontra outra realidade. Ela é explorada sexualmente e encontra trabalho sem nenhuma remuneração. Os traficantes ameaçam as vitimas de forma a segurá-las nessa rede.
  Acredita-se que anualmente, cerca de 30 bilhões de dólares são movimentados e que mais de 2 milhões de pessoas sejam vitimas de tráfico humano no mundo. Desses, metade tem menos de 18 anos e 80% são exploradas sexualmente.
   A prevenção é sempre a melhor iniciativa. Duvide sempre de propostas de emprego fácil e lucrativo. Evite tirar copias dos documentos pessoais e deixá-las em mãos de amigos. Deixe endereço, telefone e/ou localização da cidade para onde esta viajando.
Em caso de denuncia disque 100.

(Por Jeiza Fernandes, jovem mobilizadora do Projeto “Por uma Copa de Todo Mundo”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário